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Manual de Arbitragem - 2014-2016 - Versão 2.0

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Notas: 25 Durante esse tempo, o competidor que recebe o Ossaekomi (Uke), pode contra-atacar e aplicar o Shime-waza ou Kansetsu-waza. No caso do competidor desistir ou for incapaz de fazer o Ossaekomi (Tori), aquele que está sob Ossaekomi (Uke) vai ganhar a luta por Ippon. ARTIGO 14 - Técnica coincidente com o sinal de fim do tempo 1 ) Q u a l q u e r re s u l t a d o i m e d i a t o d e u m a t é c n i c a c o m e ç a n d o simultaneamente com o sinal de fim do tempo será válido; 2) Embora uma técnica de projeção seja aplicada ao mesmo tempo em que a campainha tocar, se o Árbitro decidir que não será efetiva imediatamente, ele deverá anunciar Sore-made, sem conceder ponto; 3) Qualquer técnica aplicada depois do toque da campainha indicando o tempo esgotado da luta não será válida, mesmo que o árbitro ainda não tenha anunciado Sore-made; 4) No caso de Ossaekomi ser anunciado simultaneamente com o sinal de fim do tempo, o Árbitro deverá atuar conforme o Artigo 13.2. ARTIGO 15 - Início da Luta 1) O Árbitro central e os Árbitros de mesa deverão estar sempre em posição de início das lutas antes da chegada dos competidores na área de combate. Nas competições individuais, o Árbitro central deverá estar no centro, 2m atrás da linha a partir da qual os competidores começam, e de frente para a mesa dos cronometristas. Os outros dois Árbitros ocuparão seus respectivos lugares na mesa do VR. Nas competições por equipes, a cada encontro antes do início das lutas, a cerimônia de reverência entre as duas equipes deverá acontecer como abaixo: a) O Árbitro central permanecerá no mesmo lugar que nas competições individuais. À sua indicação, as duas equipes vão entrar do lado em que foram previamente alocadas, em ordem decrescente e o maior peso estará mais perto do Árbitro; uma equipe estará de frente para a outra; b) Mediante ordem do Árbitro, as duas (2) equipes, após a reverência ao entrarem na área de combate, avançarão para a linha de partida marcada no tatame.

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